Capacidade objetivada:
Compreender e valorizar o uso da escrita com diferentes funções, em diferentes gêneros.
PASSO-A-PASSO:
1º Organizar a classe em duplas;
2º Distribuir folhetos de supermercado (neste caso, o folheto foi igual a todas as crianças) e as questões que orientarão as discussões;
3º Deixar um tempo determinado para que explorem o material escrito nos grupos com base no roteiro de perguntas e registrem as respostas no caderno;
4º Abrir a discussão na sala toda para socialização das observações e conclusões dos grupos;
Com base no folheto que receberam, respondam às perguntas a seguir (oral):
- O que é esse folheto que vocês receberam?
- Para que serve esse folheto?
- Onde encontramos esse material?
- Você acha importante existir esse tipo de material em um mercado? Por quê?
- De onde é o folheto (faz propaganda de que lugar)?
- Quais produtos aparecem no folheto? (principais gêneros)
- Qual é o produto mais caro no folheto?
- E o mais barato?
- Escolha três produtos do folheto que você compraria neste mercado.
- Escolha três produtos que, provavelmente, sua mãe compraria.
- Imagine que você irá fazer compras no mercado. Que tipo de material escrito podemos levar para fazer as compras e não comprar coisas desnecessárias?
Nenhum comentário:
Postar um comentário