quarta-feira, 23 de março de 2016

O que o aluno poderá aprender com esta aula?



Dado
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita;
  • Descobrir que antigamente as pessoas utilizavam partes do corpo como referência para medir comprimentos;
  • Construir o significado do conceito de medidas de comprimentos;
  • Identificar números em diferentes contextos em que se encontram;
  • Realizar medidas de comprimento por meio de unidades de medida não padronizadas e padronizadas;
  • Reconhecer unidades padronizadas de medida de comprimento: metro e centímetro;
  • Comparar medidas e fazer estimativas;
  • Comunicar quantidades utilizando oralidade, desenho, notação numérica, ou seja, registros convencionais e não convencionais;
  • Valorizar trocas de experiências com os colegas e o repeito pelas opiniões deles e de outras pessoas;           
Após a explicação, levantamos os seguintes questionamentos:
  • Vocês sabem como é a chamada a medida usada para medir comprimentos?
  • Quantos centímetros tem o metro?
Comentei que antigamente para saber o comprimento das coisas o homem utilizava as partes do seu próprio corpo como referência. A parte do corpo era escolhida de acordo com o tamanho do que seria medido. Foi assim que surgiu a braça, o pé, palmo e a polegada.


braçada

Com essa forma de medir havia muitos problemas devido à diferença nos tamanhos dos pés, braços, mãos e dedos. E assim houve a necessidade de se criar a unidade base de medida, o metro. Nos dividimos em dupla e iniciamos a atividade medindo as partes do corpo. Questionamentos:
  • Por que as medidas encontradas por vocês não foram as mesmas?
  • Na opinião de vocês, por que isso aconteceu?
  • Se tivéssemos que comprar um tapete para a sala de aula usando as medidas do nosso corpo, o que aconteceria?
Expliquei aos alunos que essa medida-padrão para comprimento favorece os resultados independentemente do tamanho das partes do corpo.   Por isso, é necessário o uso de uma medida-padrão.














Nenhum comentário:

Postar um comentário