quinta-feira, 31 de março de 2016

Trabalhando com gênero textual: Convite

HABILIDADES QUE ESTÃO SENDO CONTEMPLADAS:
  • Identificar as características do gênero convite.
  • Reconhecer o gênero "convite", utilizado em diferentes contextos.
  • Perceber semelhanças e diferenças.
  • Localizar informações contidas no texto.
  • Produzir texto de acordo com o gênero convite.



 

 

 

 



 

 


 


 


 

 

 

 


 

 

 

 


 

Antes e depois...

quarta-feira, 30 de março de 2016

A mágica do decalque!!

Prepare uma placa de papelão com desenhos e cubra-os com cola quente. Depois, cubra com um sulfite e peça para os pequenos passarem o giz de cera. Boa diversão!




segunda-feira, 28 de março de 2016

MEC terá 105 mil vagas em cursos para professor com falha na formação



Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta segunda-feira (28) que vai destinar, no segundo semestre de 2016, 105 mil vagas em cursos de graduação presenciais e à distância para professores que já atuam na rede pública e precisam complementar sua formação.



Para saber mais, acesse o link:

http://g1.globo.com/educacao/noticia/2016/03/mec-vai-oferecer-105-mil-vagas-em-curso-de-licenciatura-para-professores.html

quinta-feira, 24 de março de 2016

Piquinique

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre
 Um convescote ou piquenique (do francês pique-nique) é uma atividade de entretenimento que consiste na realização de uma refeição ao ar livre, como um lanche ou almoçoO termo está associado à uma atividade idílica, simples ou mesmo romântica. Geralmente os lugares escolhidos são camposflorestas e Parques, para usufruir do contato com a natureza e a vida selvagem. É uma prática muito difundida na América do NorteEuropaOceania e Japão.
        O Oxford English Dictionary define um piquenique como um evento social de lazer em que cada pessoa presente contribui com uma parcela das provisões. Um lazer festivo incluindo uma excursão à um ponto, geralmente no campo, onde a refeição é consumida ao ar livre. O piquenique evoca o ato de compartilhar e a convivialidade, hoje associados ao lazer, mais outrora ligado aos trabalhos coletivos realizados ao ar livre. O hábito pode ser uma reminiscência ainda mais antiga, remontando aos primórdios dos seres humanos, quando o ato de comer era sempre uma atividade nômade.

Características


     Os piqueniques acontecem em espaços públicos próximos da natureza, como parques, montanhas, bosques, praias, ou mesmo em áreas de repouso de auto-estradas, durante os meses mais quentes do ano, sobretudo no hemisfério norte. A refeição tem como base comidas de fácil preparo e transporte (sanduíches, frutas, ovos cozidos, biscoitos), além de bebidas. Deve-se evitar produtos perecíveis. Tradicionalmente, os alimentos são transportados até o sítio do evento dentro de uma cesta ou samburá, e são dispostos em um lençol apropriado (geralmente com motivos de estampa xadrez) sobre o solo, em torno dos quais os comensais se alojam. Existem também locais públicos que já contam com mesas de piquenique. Variações do cardápio podem incluir pratos preparados ou quentes, e que variam segundo a cultura e as preferências locais. Uma possibilidade é que os pratos sejam preparados no local do piquenique, como é o caso do churrasco, bastante popular em eventos festivos do Brasil e do cone sul.
          Atividades de lazer são frequentes em piqueniques, e podem incluir jogos com bolas, nado, jogo de peteca, frisbee, pipas, jogos de cartas e atividades lúdicas e musicais.