Com o material do PROJETO LER E ESCREVER os alunos terão a oportunidade de ter contato com diversos
textos instrucionais e conhecer muitos tipos de jogos diferentes.
Expectativas de aprendizagem:
• Conhecer textos instrucionais/regras de jogos e brincadeiras e reconhecer
a sua função social.
• Saber onde podemos encontrar textos instrucionais.
• Compreender textos instrucionais – regras de jogos – a partir da leitura em
voz alta do professor.
• Ler e compreender textos instrucionais – regras de jogos – com autonomia
que não sejam muito extensos.
• Produzir textos instrucionais que comuniquem com adequação a regra do
jogo para outros.
• Revisar os textos produzidos fazendo pequenas alterações para melhorá-los.
Os textos instrucionais são bastante utilizados na vida cotidiana em várias
situações – regras de jogos, receitas, manuais de aparelhos eletrônicos, guia
para montagem de móveis etc. – e por isso devem ser ensinados na escola.
As regras de jogos e brincadeiras fazem parte da vida dos alunos, portanto
são bastante sedutores.
Trabalhar esses textos no começo do ano é pertinente desde que os mesmos
mantenham o uso que fazemos deles socialmente, isto é, mantenham as
suas características de atividade lúdica.
De modo geral, são textos de fácil compreensão, e por isso são adequados
para esse processo de alfabetização.
Características dos textos instrucionais:
Os textos instrucionais dão orientações precisas para a realização de diversas
atividades: jogar, cozinhar, cuidar de plantas ou de animais, montar um
brinquedo, usar um eletrodoméstico etc.
Existem vários tipos de textos instrucionais: receitas, manuais, regulamentos,
contratos, instruções, entre outros. Especificamente, as receitas e os
manuais costumam ser divididos em duas partes: uma contém listas de elementos
a serem utilizados (ingredientes, ferramentas, peças etc.) e a outra explica
como proceder. As instruções são habitualmente encontradas na forma imperativa
(misture) ou infinitiva (misturar).
TEXTO TRABALHADO EM SALA DE AULA:
Alerta
O jogador pega a bola, joga ela pra cima e grita o nome de uma pessoa. A pessoa que teve seu nome citado deve pegar a bola e gritar “Alerta!”. Imediatamente, todos devem ficar estátuas. O jogador dá 3 passos e, parado, deverá tentar acertar com a bola na pessoa que tiver mais próxima. Se acertar, a pessoa atingida sai da brincadeira. Se errar, ele é quem sai. É uma espécie de queimada parada.
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