sexta-feira, 8 de abril de 2016

Trabalhando com textos instrucionais

Com o material do PROJETO LER E ESCREVER os alunos terão a oportunidade de ter contato com diversos textos instrucionais e conhecer muitos tipos de jogos diferentes.

Expectativas de aprendizagem:

 • Conhecer textos instrucionais/regras de jogos e brincadeiras e reconhecer a sua função social. 
 • Saber onde podemos encontrar textos instrucionais. 
 • Compreender textos instrucionais – regras de jogos – a partir da leitura em voz alta do professor. 
 • Ler e compreender textos instrucionais – regras de jogos – com autonomia que não sejam muito extensos. 
• Produzir textos instrucionais que comuniquem com adequação a regra do jogo para outros. 
• Revisar os textos produzidos fazendo pequenas alterações para melhorá-los. 

Os textos instrucionais são bastante utilizados na vida cotidiana em várias situações – regras de jogos, receitas, manuais de aparelhos eletrônicos, guia para montagem de móveis etc. – e por isso devem ser ensinados na escola. 

As regras de jogos e brincadeiras fazem parte da vida dos alunos, portanto são bastante sedutores. Trabalhar esses textos no começo do ano é pertinente desde que os mesmos mantenham o uso que fazemos deles socialmente, isto é, mantenham as suas características de atividade lúdica. De modo geral, são textos de fácil compreensão, e por isso são adequados para esse processo de alfabetização. 

Características dos textos instrucionais:

Os textos instrucionais dão orientações precisas para a realização de diversas atividades: jogar, cozinhar, cuidar de plantas ou de animais, montar um brinquedo, usar um eletrodoméstico etc. Existem vários tipos de textos instrucionais: receitas, manuais, regulamentos, contratos, instruções, entre outros. Especificamente, as receitas e os manuais costumam ser divididos em duas partes: uma contém listas de elementos a serem utilizados (ingredientes, ferramentas, peças etc.) e a outra explica como proceder. As instruções são habitualmente encontradas na forma imperativa (misture) ou infinitiva (misturar). 


TEXTO TRABALHADO EM SALA DE  AULA:

Alerta

O jogador pega a bola, joga ela pra cima e grita o nome de uma pessoa. A pessoa que teve seu nome citado deve pegar a bola e gritar “Alerta!”. Imediatamente, todos devem ficar estátuas. O jogador dá 3 passos e, parado, deverá tentar acertar com a bola na pessoa que tiver mais próxima. Se acertar, a pessoa atingida sai da brincadeira. Se errar, ele é quem sai. É uma espécie de queimada parada.














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