Esse jogo pode ser utilizado com crianças em diferentes níveis de escrita, adequando sua aplicação de acordo com o que a criança já sabe.
Objetivos:
- Perceber que as palavras são formadas por sons (sílabas) e que esses sons podem ser formados por uma ou mais letras;
- Ordenar sílabas para formar a palavra;
- Diferenciar desenhos e letras;
Materiais: folhas impressas, tesoura.
Como confecccionar?
Imprimir as imagens encontradas abaixo, em papel mais firme, ou imprimir em papel sulfite e colar em um papel mais firme. Pode-se, após recortá-las, passar papel contact ou fita adesiva larga, com cuidado para não estragar os encaixes.
Versão colorida:
Versão em preto e branco:
Como aplicar com os alunos?
Alunos pré-silábicos e silábicos:
- Embaralhar as fichas de várias palavras e desenhos e pedir para que eles separem as fichas entre sílabas e desenhos;
- Dar as sílabas e desenhos de uma palavra e pedir para que ele tente montá-la, se necessário com a ajuda de um colega.
Alunos silábico-alfabéticos:
- Dar, no máximo, 3 kits para cada aluno e pedir para que ele tente montar as palavras.
- Pedir para que ele conte quantas sílabas formam cada palavra e quantas letras;
Alunos alfabéticos:
- Dar vários kits e pedir para que monte as palavras, contanto o número de sílabas que forma cada uma e classificando-as (para, posteriormente, introduzir a ideia de palavras monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas);
- Pedir para que, depois da montagem, copie as palavras e forme frases, observando a forma correta de escrever.
Esse material pode ser aplicado em projetos com os temas: meios de transporte, locomoção, zona urbana e zona rural.
parabéns! Amei as sugestões e já estou utilizando-as.
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