quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

Mal ou mau?

Você sabe quando utilizar cada uma dessas palavras?
Mal – A palavra “mal” é usada quando queremos expressar o contrário de bem. Também é utilizada quando queremos falar sobre aquilo que não é bom para a nossa saúde ou, também, quando alguém não se comportou de maneira adequada.
Ex:
  • Tomar banho e sair no frio faz mal a saúde
  • Maria foi para a direção porque se comportou muito mal.
Mau – É o contrário de bom. Podemos utilizar para expressar malvadeza e crueldade ou quando queremos referir a algo de qualidade ruim ou inferior.
Ex:
  • Você está de castigo por ser um mau menino
  • Quem tem medo do lobo mau?
  • O final de semana será de mau tempo, assim não poderemos brincar no parque.

Clorinda Danti - Dinâmica: A união faz a força




















segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Volta às aulas!!!


Hoje foi aberta a temporada do "Isso cai na prova?", "Professora, você trabalha ou só dá aula?", "Vale nota?", "Professora é pra copiar?" "Por que a Sra. nunca falta?", "A prova é consulta?" e pra fechar com chave de ouro Eu: - "Classe, alguém tem alguma pergunta? Aluno: -Posso ir no banheiro??" kkkkkkkkkkkkk Ser professor é padecer no paraíso mas EU AMO TUDO ISSO ! 
 Bora lá "enfrentar" os anjinhos que justificam a minha existência!!!!!




Clorinda Danti - Volta às aulas!!!















quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

TESTE





leitura

Você ensina seu filho a gostar de ler?


Responda ao teste elaborado pela professora Maria Afonsina Matos, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), e descubra se você contribui para que seu filho se torne um bom leitor.

Pensamento do dia...


quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Fadas no Divã

Psicanálise nas histórias infantis

Escrito por dois psicanalistas, a partir da própria experiência clínica, pessoal e parental, Fadas no Divã engata o leitor que, como eles, sente-se pessoalmente implicado, interpretado pelo encontro com suas velhas histórias. Nesse sentido é um livro que pode evocar lembranças e suscitar possíveis insights do leitor sobre sua infância. Ou seja, embora não seja escrito para isso, pode ter como efeito paralelo uma função de auto-análise. É também uma forma de aprender psicologia e psicanálise através das histórias infantis.
O livro se pergunta porque as histórias e contos de fadas migraram do folclore para a infância e qual o seu papel no psiquismo infantil. Supõe que a razão da sobrevivência destas antigas histórias provém do fato de que elas ainda possuem função de suporte para a elaboração de fantasias relativas à vida familiar, ao desenvolvimento das identidades sexuais e ao amor. Para tanto, interpreta os principais contos de fada clássicos para saber quais os mecanismos inconscientes que eles ativam. Defende a idéia que o século XX criou os seus próprios contos de fada modernos e dedica-se ao estudo de várias dessas histórias, tais como as de Peter Pan, Pinóquio, do Ursinho Pooh, até chegar em Harry Potter passando pela Turma da Mônica. Utiliza-se de cartoons com personagens infantis, dirigidos ao público jovem e adulto, (como Peanuts, Mafalda e Calvin) para discutir sobre a infância contemporânea e as expectativas que depositamos nela. Analisa um conto elaborado por Mário durante a infância de suas filhas, para demonstrar os conteúdos do inconsciente de um determinado núcleo familiar que se expressam numa experiência narrativa. Essa parte do livro visa incentivar as famílias a criar suas próprias histórias, a adulterar ao seu gosto os contos clássicos e compartilhar um acervo imaginário rico com as crianças.  Uma leitura das fantasias que se animam e aninham nas histórias infantis não pode ser como uma autópsia, ela deve ser como um portal de acesso, onde cada um viva sua prórpia aventura.

terça-feira, 14 de janeiro de 2014

TRINTA DICAS PARA VOCÊ APROVEITAR SUAS FÉRIAS





Fazendo coisas simples, que, em geral, não temos tempo no dia-a-dia, você pode aproveitar suas férias e se sentir muito bem.

1. Leia um bom livro.
2. Beba bastante suco e coma muitas, muitas, muitas frutas.
3. Aprenda a tocar algum instrumento.
4. Alimente seu lado espiritual.
5. Ande de bicicleta.
6. Procure fazer caminhadas.
7. Veja um filme emocionante.
8. Converse com as pessoas.
9. Dê muitos beijos e abraços.
10. Compre lembranças para as pessoas que você gosta.
11. Acorde cedo.
12. Visite o museu, teatro, zoológico, jardim botânico, lagos e tantos outros lugares legais.
13. Plante uma árvore.
14. Aprenda a cozinhar algo especial.
15. Faça surpresa para quem ama.
16. Tome sol, mas cuidado com os horários corretos.
17. Observe as estrelas.
18. Mande mensagens.
19. Arrume seu armário.
20. Ligue para seus amigos.
21. Dance, dance, dance.
22. Sorria, dê gargalhadas.
23. Admire o pôr do sol.
24. Tire fotografias.
25. Ajude uma instituição de caridade.
26. Converse com os mais velhos.
27. Dê atenção às pessoas.
28. Pratique um esporte.
29. Desenhe e pinte.
30. Cuide de você.

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

DESAFIO

Seu Cérebro Consegue Ler isso? 



Muito estranho. Aparentemente é um emaranhado de letras e números. Uma senha enorme. Mas é inteligível. Tem a compreensão totalmente palpável. Esse é um estudo interessante sobre o processamento e acúmulo de informações no cérebro.
 Veja só que estranho, mas siga até o fim:



quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

MEU MALVADO FAVORITO 2

Gru (voz de Steve Carell/Leandro Hassum) mudou radicalmente sua vida e agora seu negócio é se dedicar as filhotas Agnes, Edith e Margo, deixando de lado os tempos de vilão. Ele só não contava que seu passado de “ladrão da Lua” pudesse falar mais alto e ser responsável pelo seu recrutamento, através da AVL (Liga Anti-Vilões), para salvar o mundo na companhia da adorável agente Lucy (Kristen Wiig/Maria Clara Gueiros). Juntos, eles precisam localizar o criminoso que roubou a fórmula PX41, e Gru desconfia que um antigo “concorrente”, chamado El Macho (Beijamin Bratt/Sidney Magal), possa ser o responsável por essa maldade. Para completar os problemas, o parceiro Dr. Nefário (Russell Brand/Luiz Carlos Persy) resolver abandoná-lo, colocando em risco o bom humor dos hilários Minions. O que será que vai acontecer?

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

A poesia infantil de Cecília Meireles


Foto: Cecília Meireles




Leilão de jardim


Quem me compra um jardim
com flores?

borboletas de muitas
cores,

lavadeiras e passarinhos,

ovos verdes e azuis 
nos ninhos?

Quem me compra este caracol?

Quem me compra um raio
de sol?

Um lagarto entre o muro
e a hera,
uma estátua da Primavera?

Quem me compra este formigueiro?

E este sapo, que é jardineiro?

E a cigarra e a sua
canção?

E o grilinho dentro
do chão?

(Este é meu leilão!)