Nos contos, a bruxa, o lobo, o pirata e outros personagens maus, representam sentimentos ruins, são um arquétipo desses sentimentos, portanto querer que estes personagens morram não é atitude de violência mas a necessidade de acabar com estes sentimentos ruins. É preciso lembrar que nas histórias a morte não é violência, é o símbolo da transformação que vai ajudar a criança a elaborar os sentimentos ou sensações que a incomodam.
Não devemos nos preocupar quando a criança festeja a morte desses personagens, eles representam seus medos e esta é a forma que ela tem de vencê-los ou elaborar estes sentimentos que a angustiam.
A magia dos contos passa para a criança a “fórmula da felicidade”, ajudando-a perceber que ela não é a única a sofrer, pois a criança tem um complexo de inferioridade com relação aos adultos muito presente nessa fase. Para a criança os adultos constituem um mundo dos gigantes. Por esta razão devemos nos colocar no nível dos olhos das crianças ao falarmos com elas.
Os contos mostram que existem os bons e os maus, deixando transparecer valores sempre atuais. Reconhecer a dor e aceitá-la é um meio de superá-la e assim ser feliz.